The Maverick Hunters

Para começo de conversa, como já comentamos aqui anteriormente, este jogo de luta foi lançado somente no Japão, o que atrapalha muito para nós ocidentais que estávamos esperando por um bom jogo de luta, ainda mais com a presença de Ryu e Chun-Li.

Os personagens da Tatsunoko não são muito famosos aqui no Brasil, mas lá no Japão com certeza são bem conhecidos. Do lado da Capcom temos alguns personagens bem batidos como, além dos já citados Ryu e Chun-Li, Alex da série Street Fighter, Roll de Mega Man, Viewtiful Joe e Yami da série Okami, por exemplo.

Visual razoável, mas poderia ser melhorado

A apresentação do jogo é um show a parte, abusando do estilo “cartunesco”, como sempre foi de costume da Capcom (tirando raras excessões). Mas o menu principal apresenta efeitos bem simples, assim como a tela de escolha dos personagens.

Imagem do jogo Tatsunoko vs. Capcom para Wii

Já no momento da luta em si, que é o mais importante, temos dois opostos: os ambientes em sua grande maioria são simples, com modelagem e texturas modestas. Apesar da simplicidade na grande maioria dos cenários, os efeitos de magias e golpes especiais foram bem trabalhados, bem como o estilo “2.5D” caiu extremamente bem no Wii, pois tudo é tridimensional, ao mesmo tempo que o estilo da luta é exatamente igual aos jogos clássicos da série Street Fighter em duas dimensões.

Nostalgia com gosto de novidade

Creio que a Capcom acertou em cheio ao trazer Tatsunoko vs. Capcom para o Wii pois, apesar do visual simplificado em grande parte do jogo, temos efeitos visuais que acabam impressionando. Além disso, o estilo clássico de jogo prenderá a atenção do público hardcore.

Imagem do jogo Tatsunoko vs. Capcom para Wii

Mas aí muita gente se questiona sobre o fato do Wii sempre pregar a facilidade de jogo, sendo acessível a todos. É verdade, a Capcom também se preocupou com isso, disponibilizando diversos tipos de controles, auxiliando os mais inexperientes, ou proporcionando desafio aos mais viciados.

Caso você opte por usar a combinação Nunchuk e Wiimote, poderá executar algum golpe especial ou magia apertando o B e alguma direção (esquerda, direita, cima ou baixo). Já com o controle do Gamecube, por exemplo, será como jogar os jogos antigos de luta, tendo que aprender as magias do jeito certo para executá-las. Além disso, o próprio jogo possui uma opção para exibir a lista de golpes do seu personagem, para ajudá-lo durante a partida. O problema é que tudo está em japonês!

Ao entrar no modo arcade você utilizará uma dupla para jogar, obviamente, contra outros dois adversários. O interessante é bolar uma estratégia com jogadores de habilidades distintas pois, dependendo da necessidade, você poderá alternar seus lutadores como quiser.

Porém foram adicionados dois personagens à parte, muito maiores que todos os outros e, ao escolher um destes dois, você não poderá jogar em dupla. O primeiro é o Gold Lightan, da Tatsunoko, enquanto o segundo é PTX-40A de Lost Planet, da Capcom.

Imagem do jogo Tatsunoko vs. Capcom para Wii

Seguindo o clima de nostalgia, quando se termina o jogo, um final distinto é exibido de acordo com o personagem utilizado para vencer o último “chefão”.

Balanço final

Certamente Tatsunoko vs. Capcom é um jogo que merece uma jogada, infelizmente só para aqueles que tiverem um Wii japonês. O clima de nostalgia aliado a controles clássicos e belos efeitos, faz o jogo ser um título indispensável para os amantes dos jogos de luta.

É verdade que a parte sonora, principalmente das músicas de fundo, poderia ser mais trabalhada, bem como a parte visual de menus e ambientes (certas vezes lembrando gráficos de Nintendo 64), mas as qualidades sobrepõem todos estes percalços e fazem deste um jogo imperdível para os amantes do bom e velho Street Fighter, em falta para o Wii até o momento.

Esperamos que a petição, solicitando à Capcom que este título venha ao ocidente, dê certo e mais jogadores possam adquirir este grande jogo!

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados. Web Master Marcelopaiva01